Busca no site:
TURISMO
Revista desativada para recebimento de artigos
 
9ª Edição - Junho 2008

Revista desativada para recebimento de artigos

Apresentação

 

 É com grande satisfação que tornamos pública a nona edição da Revista Científica Eletrônica de Turismo, uma publicação vinculada à Faculdade de Ciências Humanas, mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça. Esta publicação e, em especial esta edição, revelam o esforço coletivo desempenhado por docentes, discentes e corpo administrativo do curso de Turismo da Faculdade de Ciências Humanas da Associação Cultural e Educacional de Garça no sentido de desenvolver trabalhos científicos e envolver-se com atividades de pesquisa durante a graduação. 
Nesta edição podemos observar a apresentação de sete artigos que versam sob questões ligadas ao segmento de meios de hospedagem, turismo cultural (questões ligadas a conceitos antropológicos e históricos), a formação sócio-histórica do fenômeno turístico), sistemas de transporte e hospitalidade. A presente edição da Revista Científica Eletrônica de Turismo conta com sete artigos que discutem, de maneira objetiva e coerente, a forma como a atividade turística se insere no cotidiano de nossas sociedades. 
Assim, em nosso primeiro artigo, desenvolvido pela aluna Angélica Duraes e Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos observa-se o cuidado em ressaltar que os administradores hoteleiros devem ter incutido, em quaisquer diretrizes de seus processos gerenciais, o estabelecimento de um processo comunicacional com a recepção, visto que esta se mostra como sendo o primeiro e o último elo existente entre cliente e empreendimento, onde poderá ser obtido o feedback – positivo e negativo – das ações, dos consumos, dos produtos e dos serviços que por este empreendimento for ofertado. 
Em nosso segundo artigo, desenvolvido pela turismóloga Flávia Manzano Ezaki e pelo Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos, observamos um questionamento sobre o dinamismo cultural existente em nosso território nacional e como este é responsável pela formação de nossa identidade cultural. Durante este processo, nota-se um cuidado extremo ao abordar questões ligadas à cultura, memória e a identidade cultural das associações culturais japonesas localizadas no município de Marília, interior do Estado de São Paulo, onde, após essa discussão, busca-se visualizar a seguinte questão: como a atividade turística poderia contribuir para a fixação, propagação e preservação da identidade cultural em questão. 
Em nosso terceiro artigo, desenvolvido pela turismóloga Sônia Regina Alves Kemp e pelo Prof. Esp. Odair Vieira da Silva, tem-se como intuito uma breve descrição da evolução histórica do turismo, no período compreendido entre a Antiguidade Clássica até o advento da I Revolução Industrial – século XVIII. Nesse sentido, os principais marcos históricos da evolução da atividade turística serão apresentados de forma linear com o objetivo de facilitar a compreensão e entendimento do leitor. Em nosso quarto artigo, desenvolvido pela turismóloga Cecília de Souza Parra e pelo Pro Esp. Odair Vieira da Silva, nota-se uma preocupação em discutir sobre a importância do transpor aéreo para o desenvolvimento econômico e social da humanidade, bem como o desenvolvimento d turismo mundial. Em nosso quinto artigo, desenvolvido pela turismóloga Cecília de Souza Parra e pelo Pro Esp. Odair Vieira da Silva, fica nítido a preocupação dos autores em tentar retratar a importância d modal aeroviário como um dos suportes do fenômeno da globalização, além é claro, de abordar o processos históricos que levaram ao desenvolvimento econômico e social da humanidade tend como suporte o modal aeroviário e o desenvolvimento tecnológico. 
Em nosso sexto artigo, desenvolvido pelo Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos, percebesse através da interpretação de suas idéias, um descaso com o patrimônio cultural ferroviário da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil – NOB, onde tal pesquisador relata a existência a partir de um processo crescente de degradação, de patrimônios e memórias ainda remanescente em personagens que vivenciaram a realidade deste transporte. Nesse aspecto, o autor acredita que o Turismo poderá, e vem demonstrando ser, um importante aliado na defesa de patrimônios culturais, na medida em que ressalta em seu planejamento, uma política que visa à preservação de quaisquer peculiaridades culturais. 
Em nosso último artigo, desenvolvido pela aluna Rafaela de Souza e pelo Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos, observamos que o advento da tecnologia nos diversos setores da economia, inclusive na atividade turística, mais especificamente, no setor hoteleiro, têm trazido para o mercado uma maior competitividade entre as empresas. Contudo, apesar de tais facilidades, os autores chamam atenção aos pontos negativos oriundos desta inserção: tecnologia e turismo. Pode- se dizer que a tecnologia esfriou as relações humanas, tanto entre funcionários como entre cliente e funcionário. Tais autores afirmam que é primordial à manutenção da empresa no mercado a humanização do serviço, a melhora na hospitalidade e na qualidade dos serviços prestados, através de investimentos maciços em educação e treinamento, além, claro, da busca por melhores profissionais, com capacitação profissional e capacidades pessoais. 
 

Profª. MSc. Ana Corina Machado Spada

Editora Responsável



 

Expediente

 

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE TURISMO - ISSN 1806-9169
Publicação Científica da Faculdade de Ciências Humanas de Garça

Ano I - Número 2 - Dezembro de 2004
 
MANTENEDORA DA FAEF: ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA/ACEG 

 

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA ACEG

Presidente: Wilson Shimizu

Vice-Presidente: Dayse Maria Alonso Shimizu

 

DIRETORES E VICE- DIRETORES DAS FACULDADES MANTIDAS PELA ACEG

FAEG - Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais

Prof. Msc. Josébio Esteves Gomes e João Batista Resende

FAHU - Faculdade de Ciências Humanas

 Julia Kawazaki Hori e Dayse Maria Alonso Shimizu

FASU - Faculdade de Ciências da Saúde

Alessandra de Morais Shimizu e Germano Shimizu

FAMED - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Prof. Msc. Paulo César Gonçalves dos Santos e Antonio Luiz Scalzo

FAEF - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal

Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni e Jozébio Esteves Gomes

 

NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:

Direção: Prof. MSc. Adriano Justino Rosa

 

COMISSÃO EXECUTIVA

Editor e Articulista: Prof. Dr. Aroldo José Abreu Pinto

Programação Visual e Desenho: Murillo Michel

Apoio Técnico:  Prof. MSc. Adriano Justino Rosa                

                          Profª. Michelle Bellintani Chehadi

                          Luana Maria dos Santos

                          Rogério Grossi de Britto

Secretaria: José Francisco Machado Cuzato

 

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA 
Rua das Flores, 740 - Cx Postal 161 - CEP 17400-000 - Garça/SP - Fone/Fax: (014) 3407-8000 - e-mail: revista@faef.br - www.faef.br