Busca no site:
TURISMO
Revista desativada para recebimento de artigos
 
4ª Edição - Janeiro 2006

Revista desativada para recebimento de artigos

Apresentação

 

 

    É com muita satisfação que apresentamos ao público a quarta edição da Revista Cientifica Eletrônica de Turismo.

    Nesta edição são realizadas discussões que têm como pano de fundo o turismo e as mais diversas questões ligadas a essa área.

    Dentre os artigos que compõem a edição temos a discussão sobre a importância da valorização de aspectos culturais como elemento articulador da identidade de um povo, apresentado por Cláudio Bertolli Filho e Tamara de Souza Brandão Guaraldo. Bertolli e Guaraldo discutem o trânsito dos elementos culturais presentes na cultura local do município de Dois Córregos, interior do estado de São Paulo. Os autores apontam como a população local trabalha com seus costumes e crenças de modo a resgatá-los, valorizando, desse modo, os mitos e favorecendo a construção da identidade local.

    O segundo artigo, produzido por Tatiana Roberta de Souza, aborda a inter-relação entre a atividade turística, o lazer e a terceira idade. A autora se pauta no dado divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que aponta o Brasil como um dos dez países com o maior volume de população idosa para discutir a importância da criação de políticas públicas para a promoção da qualidade de vida da chamada terceira idade.

    Temos ainda nessa edição a discussão feita por Rafael Ângelo Fortunato sinalizando para a importância da proteção do patrimônio ecológico através da educação e do desenvolvimento da consciência da importância da preservação ambiental.

    A professora Tamara de Souza Brandão Guaraldo oferece a alunos de graduação em Turismo e também aos pesquisadores da área um material de importância ímpar – uma relação de fontes para o estudo do turismo. Esse trabalho tem o objetivo de auxiliar estudantes de graduação em turismo e demais pesquisadores da área na realização de pesquisas bibliográficas e documentais por meio da consulta de banco de dados on line.

    Contamos ainda com a contribuição do professor Odair Vieira da Silva que discute o modo como a Revolução Industrial alterou a forma pela qual as sociedades humanas organizam e estruturam seu espaço territorial. O texto aborda ainda questões articuladas ao processo de industrialização e urbanização, destacando-se relações entre poder público e gestão ambiental.

    Por fim, apresentamos o artigo do professor Édio João Mariani que, a partir da fundamentação teórica da sociologia, discute alguns conceitos como a globalização e aspectos que influenciam o mercado atual.

    Como é possível perceber, a Revista Cientifica Eletrônica de Turismo tem a preocupação de oferecer ao público leitor interessado em discussões voltadas a área de atividade turística, preservação ambiental, valorização de aspectos culturais da população, bem como características do mercado um material bem estruturado e organizado a fim de que sirva também como fonte de consulta para o desenvolvimento de pesquisas e atividades relacionadas ao aprimoramento profissional.

    Convidamos a todos para que leiam e enviem trabalhos a Revista.

 

Professora Mestre Ana Corina Machado Spada
Diretora da Faculdade de Ciências Humanas
Editora da Revista Cientifica Eletrônica de Turismo



 

 

Expediente

 

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE TURISMO - ISSN 1806-9169
Publicação Científica da Faculdade de Ciências Humanas de Garça

Ano III - Número 4 - Janeiro de 2006
 
MANTENEDORA DA FAEF: ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA/ACEG 

 

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA ACEG

Presidente: Wilson Shimizu

Vice-Presidente: Dayse Maria Alonso Shimizu

 

DIRETORES E VICE- DIRETORES DAS FACULDADES MANTIDAS PELA ACEG

FAEG - Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais

 Josébio Esteves Gomes e João Batista Resende

FAHU - Faculdade de Ciências Humanas

 Ana Corina Machado Spada

FASU - Faculdade de Ciências da Saúde

 Sidney da Silva Pereira Bissoli

FAMED - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

 Paulo César Gonçalves dos Santos e Antonio Luiz Scalzo

FAEF - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal

 Josébio Esteves Gomes e João Batista Resende

 

NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:

Direção: Prof. MSc. Adriano Justino Rosa

 

COMISSÃO EXECUTIVA

Editor e Articulista: Prof. MSc. Ana Corina Machado Spada

Programação Visual e Desenho: Murillo Michel - Rogério Grossi de Britto

Apoio Técnico:  Prof. Alessandro Gomes

                          Rogério Grossi de Britto   
                          Michelle Bellintane Chehade   

Secretaria: José Francisco Machado Cuzato

 

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA 
Rua das Flores, 740 - Cx Postal 161 - CEP 17400-000 - Garça/SP - Fone/Fax: (014) 3407-8000 - e-mail: revista@faef.br - www.faef.br