Busca no site:
TURISMO
Revista desativada para recebimento de artigos
 
12ª Edição - Janeiro 2010

Revista desativada para recebimento de artigos

Apresentação

 

É com grande satisfação que tornamos pública a décima terceira É com grande satisfação que tornamos pública a décima segunda edição da Revista Científica Eletrônica de Turismo, uma publicação vinculada à Faculdade de Ciências Humanas, mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça. Esta publicação e, em especial esta edição, revelam o esforço coletivo desempenhado por docentes, discentes e corpo administrativo do curso de Turismo da Faculdade de Ciências Humanas da Associação Cultural e Educacional de Garça no sentido de desenvolver trabalhos científicos e envolver-se com atividades de pesquisa durante a graduação. Nesta edição podemos observar a apresentação de sete artigos que versam sob questões ligadas ao lazer e recreação, a prática do turismo rural, a massificação da atividade turística, à análise econômica dos transportes turísticos, ao segmento de eventos, meios de hospedagem e políticas públicas do turismo. A presente edição da Revista Científica Eletrônica de Turismo conta com sete artigos que discutem, de maneira objetiva e coerente, a forma como a atividade turística se insere no cotidiano de nossas sociedades. 
Assim, em nosso primeiro artigo, desenvolvido pela Profa. Msc. Talita Prado Barbosa e pelo Prof. Esp. Odair Vieira da Silva, pretendemos realizar uma análise profícua sobre as questões atuais do trabalho, onde a ênfase se dará na reflexão sobre as novas concepções e formas de trabalho dentro das condições da pós-modernidade e do novo capitalismo. Por fim, serão analisadas as novas concepções para o trabalho e o lazer nas sociedades pósmodernas e pós-industriais. 
Em nosso segundo artigo, desenvolvido pela aluna Luciana Siqueira Domingues e pelo Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos, temos como objetivo evidenciar através da paisagem rural da Fazenda Gávea, os recursos turísticos que lá estão inseridos e de que forma estes podem proporcionar o resgate das raízes culturais que até então começam a passar por um processo de esquecimento e deterioração, podendo com o programa que nesta fazenda é proposto ajudar a divulgar e atrair um público alvo que sinta a necessidade de “fugir” de seu cotidiano sufocante em busca de novos conhecimentos e entretenimento. 
Em nosso terceiro artigo, desenvolvido pela aluna Roberta Gardino Alves Gomes e pelo Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos, discutimos o surgimento do turismo de massa no Brasil, que ao longo de nossa história foi atrelado ao desenvolvimento de atividades que estivessem ligadas a prática do “turismo de sol e praia”, será visualizado aqui como o objeto de estudos deste trabalho, mais especificadamente em como esta atividade massificada se porta em Ilha Comprida, cidade litorânea do Estado de São Paulo. 
Em nosso quarto artigo, desenvolvido pelo aluno Sebastião Pereira Guimarães Júnior e pelo Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos, notamos que o segmento hoteleiro encontra-se em um ritmo acelerado de expansão, contudo sempre produzindo serviços e produtos constantemente embasados em um alto padrão de qualidade e onde o lema aqui é de que “o cliente tem sempre razão”. Assim, para que este cenário se concretize, percebe-se que a indústria hoteleira cada vez mais gera uma grande contribuição à economia mundial, seja pelas divisas que por este sistema são criadas, seja pela capacidade de se gerar cada vez mais empregos a localidade onde estiver inserida. 
Em nosso quinto artigo, desenvolvido pela aluna Lívia Konishi e pelo Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos, podemos afirmar que existem três tipos de pilares de sustentação para que a atividade turística consiga desenvolver-se do ponto de vista econômico: meios de transporte, mercado e produtos turísticos. Portanto, torna-se indubitável o fato de que o desenvolvimento da atividade turística, independentemente do nível em que está sendo observada – seja mundial, nacional, regional e local – torna-se intrinsecamente ligada à planificação dos transportes, seja na vertente aérea, terrestre, marítima ou hidroviária. Assim, como forma de se tentar conceituar essa logística que está inserida na compreensão da relação entre transportes e turismo, pode-se afirmar que esta relação poderia ser entendida como a “ponte” que interliga a origem de uma viagem turística a um determinado destino (e vice-versa), interligando conseqüentemente, vários destinos turísticos entre si. 
Em nosso sexto artigo, desenvolvido pelo turismólogo Guilherme Coelho Guimarães Rocha e pelo Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos, discutimos que todo e qualquer planejador deve ter em mente ao idealizar esta atividade tópicos importantes que digam respeito a sua definição, ao seu funcionamento, a sua tipificação, qual será sua importância no contexto turístico no qual estiver sendo inserida e os impactos exercidos por este segmento ao mercado no âmbito turístico como um todo. 
Em nosso último artigo, desenvolvido pela turismóloga Sílvia Gomes dos Santos e pelo Prof. Esp. Odair Vieira da Silva, pretende-se realizar uma retrospectiva dos programas institucionais de criação, desenvolvimento e implementação das Unidades de Conservação Ambiental no Brasil e no Estado de São Paulo. Dessa forma, ao longo do texto, descrevemos as ações legais e institucionais implementadas pelo Poder Público no intuito de proteger dos patrimônios ecológicos, naturais e culturais do território nacional, representando assim, a condição básica para conservação e perpetuação da bio e sócio diversidade. 
 

Profª. MSc. Ana Corina Machado Spada

Editora Responsável



 

Expediente

 

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE TURISMO - ISSN 1806-9169
Publicação Científica da Faculdade de Ciências Humanas de Garça

Ano I - Número 2 - Dezembro de 2004
 
MANTENEDORA DA FAEF: ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA/ACEG 

 

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA ACEG

Presidente: Wilson Shimizu

Vice-Presidente: Dayse Maria Alonso Shimizu

 

DIRETORES E VICE- DIRETORES DAS FACULDADES MANTIDAS PELA ACEG

FAEG - Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais

Prof. Msc. Josébio Esteves Gomes e João Batista Resende

FAHU - Faculdade de Ciências Humanas

 Julia Kawazaki Hori e Dayse Maria Alonso Shimizu

FASU - Faculdade de Ciências da Saúde

Alessandra de Morais Shimizu e Germano Shimizu

FAMED - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Prof. Msc. Paulo César Gonçalves dos Santos e Antonio Luiz Scalzo

FAEF - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal

Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni e Jozébio Esteves Gomes

 

NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:

Direção: Prof. MSc. Adriano Justino Rosa

 

COMISSÃO EXECUTIVA

Editor e Articulista: Prof. Dr. Aroldo José Abreu Pinto

Programação Visual e Desenho: Murillo Michel

Apoio Técnico:  Prof. MSc. Adriano Justino Rosa                

                          Profª. Michelle Bellintani Chehadi

                          Luana Maria dos Santos

                          Rogério Grossi de Britto

Secretaria: José Francisco Machado Cuzato

 

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA 
Rua das Flores, 740 - Cx Postal 161 - CEP 17400-000 - Garça/SP - Fone/Fax: (014) 3407-8000 - e-mail: revista@faef.br - www.faef.br