Busca no site:
TURISMO
Revista desativada para recebimento de artigos
 
10ª Edição - Janeiro 2009

Revista desativada para recebimento de artigos

Apresentação

 

 

É com grande satisfação que tornamos pública a décima terceira É com grande satisfação que tornamos pública a décima edição da Revista Científica Eletrônica de Turismo, uma publicação vinculada à Faculdade de Ciências Humanas, mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça. Esta publicação e, em especial esta edição, revelam o esforço coletivo desempenhado por docentes, discentes e corpo administrativo do curso de Turismo da Faculdade de Ciências Humanas da Associação Cultural e Educacional de Garça no sentido de desenvolver trabalhos científicos e envolver-se com atividades de pesquisa durante a graduação. 
Nesta edição podemos observar a apresentação de sete artigos que versam sob questões ligadas à economia do turismo, ao segmento de eventos, à relação entre turismo e meio ambiente, à estatística enquanto ferramenta para o planejamento turístico, à relação entre sustentabilidade e o turismo e finalmente: turismo e sistemas de transporte. A presente edição da Revista Científica Eletrônica de Turismo conta com sete artigos que discutem de maneira objetiva e coerente, a forma como a atividade turística se insere no cotidiano de nossas sociedades. 
Assim, em nosso primeiro artigo, desenvolvido pela turismóloga Karina Caivano Borguetti e pelo Prof. Esp. Odair Vieira da Silva, percebemos que o objetivo primordial deste artigo é de avaliar a capacidade institucional do turismo. Ao longo do texto o leitor poderá aprofundar suas reflexões analisando os cenários da oferta, demanda e infra-estrutura turísticas. 
Em nosso segundo artigo, desenvolvido pela aluna Priscila Résio e pelo Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos, notamos que como uma forma de reestruturar produtos e serviços turísticos em um dado empreendimento que se propõe aqui, a visualização de um planejamento e de uma execução de atividades ligadas ao universo turístico, constantemente explorado em nossa sociedade, do segmento de eventos, visto que, essa é uma das poucas atividades turísticas que não se limitam a fatores como sazonalidade, e através de suas ações o homem se refaz psíquica e somaticamente do desgaste que o ritmo de vida moderna lhe impõe. 
Em nosso terceiro artigo, desenvolvido pela turismóloga Sônia Regina Alves Kemp e pelo Prof. Esp. Odair Vieira da Silva, pretende-se abordar algumas características do patrimônio natural relacionadas à prática do turismo. O cerne desta reflexão se dará sobre a prática do turismo natureza ou ecoturismo, onde a relação meio ambiente e turismo será enfocada pelo viés do desenvolvimento sustentável. 
Em nosso quarto artigo, desenvolvido pelo Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos e pelo Prof. Esp. Luiz Alberto Alves dos Santos há um cuidado em se mencionar o ato do planejamento turístico, enfatizando-se que este se constitui de inúmeras fases, todas de vital importância, e que mais tarde, caracterizarão o produto e o perfil turístico das diferentes localidades. Dentre todas as ferramentas que estarão sendo colocadas em prol do crescimento e desenvolvimento da atividade “Turismo”, refere-se à análise estatística, como resultado das observações dos fatos e evidências coletadas. 
Em nosso quinto artigo, desenvolvido pela aluna Virgínia Nascimento Alves dos Santos e pelo Prof. Msc. Rodrigo Amado dos Santos, há a necessidade de se encontrar um ponto de equilíbrio entre os anseios e necessidades de uma comunidade autóctone, empreendedores e turistas, e é exatamente nesse ponto em que se discute a aplicabilidade da sustentabilidade. Assim, empreendedores podem estabelecer perspectivas que valorizam a igualdade social e incrementar a qualidade de vida, agregando valores à localidade, visando sua singularidade. 
Em nosso sexto artigo, desenvolvido pela turismóloga Rosiane Cristina dos Santos e pelo Prof. Esp. Odair Vieira da Silva, será apresentado um histórico dos principais órgãos de regulamentação da aviação civil brasileira, tais como DAC (Departamento de Aviação Civil); ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil); CONAC (Conselho Nacional de Aviação Civil) e Infraero (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária). Devido à abrangência do tema, “histórico dos órgãos de regulamentação da aviação civil”, o presente estudo não poderia deixar de versar sobre as políticas de desregulamentação e flexibilização do modal aeroviário. Em nosso último artigo, também desenvolvido pela turismóloga Rosiane Cristina dos Santos e pelo Prof. Esp. Odair Vieira da Silva, pretende-se abordar os processos de surgimento da prática do turismo, bem como sua evolução, desenvolvimento e sua configuração atual. O cerne desta reflexão se dará sobre o desenvolvimento das matrizes de transportes mundiais, sobretudo o transporte aeroviário. 
 

Profª. MSc. Ana Corina Machado Spada

Editora Responsável



 

Expediente

 

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE TURISMO - ISSN 1806-9169
Publicação Científica da Faculdade de Ciências Humanas de Garça

Ano I - Número 2 - Dezembro de 2004
 
MANTENEDORA DA FAEF: ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA/ACEG 

 

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA ACEG

Presidente: Wilson Shimizu

Vice-Presidente: Dayse Maria Alonso Shimizu

 

DIRETORES E VICE- DIRETORES DAS FACULDADES MANTIDAS PELA ACEG

FAEG - Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais

Prof. Msc. Josébio Esteves Gomes e João Batista Resende

FAHU - Faculdade de Ciências Humanas

 Julia Kawazaki Hori e Dayse Maria Alonso Shimizu

FASU - Faculdade de Ciências da Saúde

Alessandra de Morais Shimizu e Germano Shimizu

FAMED - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Prof. Msc. Paulo César Gonçalves dos Santos e Antonio Luiz Scalzo

FAEF - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal

Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni e Jozébio Esteves Gomes

 

NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:

Direção: Prof. MSc. Adriano Justino Rosa

 

COMISSÃO EXECUTIVA

Editor e Articulista: Prof. Dr. Aroldo José Abreu Pinto

Programação Visual e Desenho: Murillo Michel

Apoio Técnico:  Prof. MSc. Adriano Justino Rosa                

                          Profª. Michelle Bellintani Chehadi

                          Luana Maria dos Santos

                          Rogério Grossi de Britto

Secretaria: José Francisco Machado Cuzato

 

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA 
Rua das Flores, 740 - Cx Postal 161 - CEP 17400-000 - Garça/SP - Fone/Fax: (014) 3407-8000 - e-mail: revista@faef.br - www.faef.br