Busca no site:
PSICOLOGIA
ISSN 1806-0625
9ª Edição Novembro de 2007

ISSN 1806-0625

Apresentação

 

Vem a público mais um conjunto de trabalhos científicos da Revista Científica Eletrônica de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça, constituindo-se a oitava edição, desde que esse veículo de comunicação foi criado em nossa Instituição. Isso é prova incontestável da produção científica contínua dos alunos, professores e coordenadores, bem como a expressão do vigor intelectual imanente ao corpo discente e docente do curso de Psicologia da FASU.
Essa edição traz temas de extrema pertinência ao contexto histórico-existencial pelo qual passamos. Não só traz em si o texto escrito, mas, certamente, produzirá muita reflexão em seus leitores que estarão à frente de assuntos por demais inquietantes. Num país como o Brasil, onde o envelhecimento não só se tornou um assunto emergente, mas uma realidade palpável e visível a olhos nus, encontramos o artigo de Juvenete Pereira Lima, discente do curso, A Influência das Alterações Sensoriais na Qualidade de Vida do Idoso, tornando-se oportuno uma vez que foca, o que talvez constitua o maior problema de Saúde Pública no país, mostrando a relevância não só científica, mas precipuamente, social desta pesquisa. O Tabagismo, assunto não menos importante que o anterior, se torna objeto de inúmeras discussões na atualidade, recebe, aqui, a devida atenção, entretanto focado especificamente em um determinado grupo de indivíduos: os esquizofrênicos. A autora Mônica Marins Messias descreve sobre Tabagismo em um Grupo de Pacientes Esquizofrênicos fazendo uma valiosa contribuição ao entendimento do tabagismo, mostrando como se instala e como evolui, tornando-se um vício e, concomitante a isso, esclarece questões pertinentes às comorbidades, sobretudo, com a esquizofrenia.
Quanto aos temas de Educação e de Pedagogia, esta edição contempla dois artigos: primeiro, da autora Fernanda Piovesan Dota, a Educação Especial no Brasil: Uma Análise Histórica, que se trata de um trabalho voltado à apresentação do histórico da Educação Especial em nosso país, enfocando a ocorrência de avanços nesta área da Educação; o segundo, de autoria de Eliane Keiko Matsui, versa sobre A Geração Videogame e o Futuro no Mundo dos Negócios, oferecendo dados significativos no âmbito social e pedagógico. 
Um tema de extrema importância à Psicologia Institucional é o que fora abordado no artigo de Márcia Lamarca Cassola Carrero, intitulado Avaliação de um Programa de Capacitação Profissional sob a ótica de um Grupo de Adolescentes Aprendizes, uma vez que se pauta em aspectos concernentes à validade dos programas de capacitação profissional de adolescentes, favorecendo a conquista do 1º emprego. O referido artigo evidencia, dessa forma, sua relevância social, educacional e pedagógica à pesquisa científica nessa área. 
Na área da Psicopatologia, encontrar-se-ão dois artigos: o primeiro deles refere-se ao Transtorno Desafiador Opositor (TDO): Uma Revisão de Literatura, escrito pela discente do curso de Psicologia, Marta Mantovanelli, que se constitui, ainda que em nível introdutório, uma contribuição aos estudos de transtornos em Psicopatologia, levando em consideração a dimensão conceitual e caracterização do TOD; o segundo nos remete aos Mecanismos de Defesas Atuantes na Formação dos Sintomas na Neurose Obsessiva, que através de uma revisão de literatura, vem a contribuir, mais uma vez, com os estudos que envolvem a área da Psicopatologia, apresentando os mecanismos de defesa formação reativa, isolamento e anulação, como os principais formadores dos sintomas da Neurose Obsessiva. O autor, João Luiz Correia Moraes Filho presta um belo e significativo trabalho aos estudantes de Psicologia no trabalho com congêneres.
Ainda, a presente edição, revela um formidável trabalho na abordagem da Gestalt-Terapia o Experimento Piloto: Identificação “Ir com Ele”, no qual os autores Carrero, Filho, Mattos e Marino evidenciam uma perfeita postura científica, preparo técnico e consciência ética quando o que está em jogo é a relação Eu/Tu no processo psicoterápico. Finalizando, esta edição da Revista Científica Eletrônica de Psicologia conta com a resenha da ilustre Profa. Dra. Janete de Aguirre Bervique, da obra Angústia, Culpa e Libertação de Medard Boss, que foi o primeiro psicanalista a introduzir a Fenomenologia na Psiquiatria.
Indubitavelmente, toda a comissão editorial corrobora a idéia de que a oitava edição da Revista está, não só num nível elevado intelectual-científico, como compartilha, concomitantemente de uma profunda relevância social. Em outras palavras, a produção teórico-científica dos alunos e professores da FASU/ACEG está associada à realidade histórico-existencial do País. Isto reafirma, entre outras coisas, a compreensão e a convicção, de que a formação acadêmica oferecida pela Faculdade de Ciências da Saúde de Garça aos seus alunos está atrelada ao homem histórico, inserido em uma sociedade que transmuta continuamente. Esperamos que os leitores brindem, com cada artigo exarado na presente edição, uma conquista do saber, do conhecer, do refletir e do pensar sobre os mais diferentes temas do mundo contemporâneo.


.


 

Sidney da Silva Pereira Bissoli
Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde/ACEG
Membro do Conselho Editorial

    

Comissão Executiva

 

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE PSICOLOGIA - ISSN 1806-0625

Publicação Científica  da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça 

Ano V - Número 9 - Novembro de 2007

 

MANTENEDORA DA FAEF: ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA/ACEG 

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA ACEG 
Presidente: Wilson Shimizu 
Vice-Presidente: Dayse Maria Alonso Shimizu 
 

DIRETORES E VICE- DIRETORES DAS FACULDADES MANTIDAS PELA ACEG

FAEG - Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais

Dayse Maria Alonso Shimizu e João Batista Resende

FAHU - Faculdade de Ciências Humanas

Dayse Maria Alonso Shimizu e Julia Kawazaki Hori

FASU - Faculdade de Ciências da Saúde

Alessandra de Morais Shimizu e Germano Shimizu

FAMED - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Paulo César Gonçalves dos Santos e Antonio Luiz Scalzo

FAEF - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal

Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni e Jozébio Esteves Gomes

 

CONSELHO EDITORIAL

 

COMISSÃO EXECUTIVA

Editor e Articulista: Profª. MSc. Ana Corina Machado Spada
Programação Visual e Desenho: Rogério Grossi de Britto
Apoio: Alethéa Kennerly Colaciti 
Secretaria: José Francisco Machado Cuzato

 

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA 
Rua das Flores, 740 - Cx Postal 161 - CEP 17400-000 - Garça/SP - Fone/Fax: (014) 3407-8000 - e-mail: revistaf@faef.br - www.faef.br

 

     

 

Normas para Publicação

 

 A Revista Científica Eletrônica de Psicologia - Publicação Científica da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça, mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça, visa a divulgar trabalhos originais, voltados para as áreas de conhecimento do âmbito da Psicologia e afins, na forma de artigos, ensaios, resenhas, resumos, estudos de caso, relatos de experiência e traduções.


1. Encaminhamento: os trabalhos para apreciação poderão ser enviados pela Internet, no endereço revista@faef.br (atentando para o tamanho do arquivo que não deverá ultrapassar 3 Mb, já inclusos tabelas e gráficos) ou via correio (Rua das Flores n.º 740 - Bairro Labienópolis - CEP: 17400-000 - Garça/SP), em disquete 3 ½ ou CD (devidamente identificados), gravado em editor de texto Word for Windows. Os textos devem apresentar as seguintes especificações: página A4, fonte Arial, corpo 12, entrelinhas 1,5, com 3cm de margem superior, inferior, esquerda e direita.

Os trabalhos devem conter, no máximo, 6 páginas, com exceção de Monografias que não possuem limite de páginas.


2. Informar endereço completo, telefone e e-mail para contato futuro.


3. Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: espanhol, inglês e português.


4. Apresentação dos trabalhos:

 

4.1. Título e Identificação do(s) autor(es)

*  Título completo do artigo em LETRA MAIÚSCULA: em negrito, centralizado e fonte tamanho 12.

*  Nome completo do(s) autor(es) (por extenso e apenas o SOBRENOME EM MAIÚSCULA): centralizado,  fonte tamanho 12.

*  Filiação científica, na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade – SIGLA – CIDADE/ESTADO – PAÍS: centralizado, fonte tamanho 10.

*  E-mail para contato: centralizado, fonte tamanho 10.

 

Entre o título e os dados de identificação do(s) autor(es), deve existir espaço de uma linha, assim como entre os dados de identificação de mais de um autor. Entre o nome do(s) autor(es), a filiação científica e o e-mail para contato o espaçamento entre linhas deve ser simples.

Todos os subtítulos devem estar alinhados à esquerda, em CAIXA ALTA, negrito e fonte tamanho 12.

 

4.2. Resumo e Abstract

*  RESUMO de, no máximo, 100 palavras e de três a cinco palavras-chave (termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho). O título, o resumo e as palavras-chave deverão ser no idioma do texto. O corpo do texto pertencente ao resumo deve estar em espaçamento entre linhas simples e fonte tamanho 10. A seguir, deve constar oABSTRACT e Keywords, nos mesmos moldes do resumo.


4.3. Corpo do texto:

*  Sub-itens destacados em negrito, no mesmo corpo do texto, alinhados à esquerda.
*  Texto contendo, sempre que possível: 1. INTRODUÇÃO (com exposição de objetivos e metodologia); 2. DESENVOLVIMENTO (com subtítulo derivado do título; corpo do texto com as reflexões), 3. CONCLUSÕES ouCONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Todo o corpo do texto deve estar em espaçamento 1,5, contendo sempre o espaço de uma linha entre os subtítulos e o texto.

 * Notas de rodapé devem ser, na medida do possível, incluídas no corpo do texto ou apresentadas no final do texto, após as referências bibliográficas.

*  Tabelas e gráficos deverão ser numerados, seqüencialmente, em algarismos arábicos e encabeçados por seus respectivos títulos.

* Fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e deverão ser inseridas no corpo do texto, numeradas, seqüencialmente, e com legendas.

 

 

 

 

*  Referências no corpo do texto deverão ser feitas pelo sobrenome do autor, entre parênteses e separado por vírgula da data de publicação Ex: (SILVA, 1984). Caso o nome do autor esteja citado no texto, deverá ser acrescentada a data entre parênteses. Por exemplo, "Silva (1984) aponta...". Quando houver transcrição literal, ou for necessário especificar página(s), que deverá(ão) seguir-se à data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p., sem espaçamento (SILVA, 1984, p.128). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras minúsculas em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (SILVA, 1984a; 1984b). Quando a obra tiver até três autores, estes deverão ser separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA, 1987). No caso de três ou mais, indica-se o primeiro, seguido da expressão “et al”. (SILVA et al., 1986).

 

“As citações literais, com mais de três linhas devem seguir este modelo, estando o texto entre linhas simples, com fonte tamanho 12, entre aspas e seguida da referência do autor, com nome, data e página referente” (SILVA, 1987, p.82).

 

 

*  Vale ressaltar que, “as citações literais com no máximo três linhas deverão estar entre aspas e em itálico, também, seguidas de sua referência”.

 

*  Anexos e/ou Apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.


4.4. Referências bibliográficas:

*  As referências bibliográficas deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es), obedecendo às normas da ABNT (NBR 6023, de agosto de 2002). Ex: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A.Metodologia do trabalho científico. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1986.

*  Para referência de segunda mão, um autor citado pelo autor do texto siga o exemplo: (LAKATOS, 1986, apud SEVERINO, 1990).

 

 

5. Os trabalhos de alunos e de orientandos deverão, antes de serem encaminhados, receber a aprovação dos professores em cujas disciplinas, práticas ou estágios eles foram elaborados; ou de seus orientadores de projetos de iniciação científica ou de trabalhos de conclusão de curso.

 

6. Serão publicados os trabalhos aprovados e recomendados por pareceristas das áreas correspondentes, que constituem a Comissão Editorial.


7. É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações eletrônicas; os direitos autorais dos trabalhos aceitos serão cedidos à Revista. Trabalhos publicados em outras publicações eletrônicas apenas poderão ser publicados na Revista Científica Eletrônica de Psicologia da FAEF mediante autorização da(s) Revista(s) na(s) qual(is) o trabalho fora publicado.


8. Os trabalhos que não estiverem de acordo com estas normas serão devolvidos ao(s) autor(es); poderão ser refeitos e apresentados em outra oportunidade, mediante os critérios 5 e 6.


9. Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.


10. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade de seus autores.

.