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PSICOLOGIA
ISSN 1806-0625
10ª Edição Maio de 2008

ISSN 1806-0625

Apresentação

 

APRESENTAÇÃO
 

Em cumprimento à sua missão como veículo comunicativo de trabalhos científicos ligados à Psicologia e seus vieses, a Revista Científica Eletrônica do Curso de Psicologia da FASU/ACEG, tem a honra mais uma vez, de trazer aos leitores, pesquisadores da Psicologia e áreas afins, a sua décima edição, a primeira de 2008. Esta Edição, à semelhança das demais, está marcada por textos, resenhas e artigos de altíssima relevância para o mundo acadêmico e existencial, por oferecer temas referentes aos mais diferentes seguimentos da existência humana.


Tanto é verdade que logo de início, temos o artigo “As Primeiras Influências religiosas sobre Carl Gustav Jung”, uma contribuição para a compreensão e entendimento da grande importância que o tema da religião obteve na Psicologia deste grande vulto da história. Leva em consideração o ambiente religioso de sua família: pai e mãe ambos, protestantes da Igreja Luterana. Ainda dentro da psicologia de Jung, mas saindo do viés religioso, temos o trabalho “A Vivência Psicológica do Relacionamento Conjugal: a posição de Jung”, mostrando a vasta aplicabilidade da psicologia analítica, focando um tema atual e complexo: o relacionamento conjugal, constituindo-se por assim dizer, uma contribuição extremamente relevante para a compreensão do tema da família sendo útil para todos independente de serem ou não pesquisadores. Outro, com o título “O Conceito de Liberdade de Jean-Paul Sartre na Contemporaneidade” é um importante artigo que faz uma resposta à ansiedade básica do ser humano e à sua natureza, que é ser livre. De um modo sucinto e didático, serve para introduzir os interessados nas concepções sartreanas quanto ao tema da liberdade. Na área voltada para a Psicologia Social, temos o artigo “O Funcionamento da Sociedade Capitalista na Concepção de Émile Durkhein e Karl Marx” que faz uma reflexão sobre o funcionamento da sociedade capitalista e suas relações baseando-se nas visões de Durkhein e Marx. Ainda, dentro da área da psicologia social, mas inserindo-se, também, na Psicologia do desenvolvimento, temos o artigo “A Influência da Mídia no Processo de Desenvolvimento do Adolescente”, cujo objetivo é mostrar as conseqüências sólidas e marcantes que a mídia exerce no desenvolvimento psicológico e social do adolescente.


Dentro da área da Psicologia Escolar temos dois importantes artigos. Um sobre “A Relação Professor-aluno e a (in)disciplina: reflexões sobre a prática pedagógica” que versa sobre o tema importante, atual e de âmbito mundial, a problemática que é a violência nas escolas e o comportamento de indisciplina que permeia essa relação professor-aluno. Outro discorre sobre “A Formação ética nos Cursos de Graduação em Psicologia”, que nos remete, através de uma revisão de literatura, à formação ética do profissional de Psicologia, indubitavelmente uma das profissões que mais se exige um comprometimento maior com a ética e a moral. Na área da Saúde Pública, o artigo “Alcoolismo em Idosos” se faz oportuno, atual e pertinente à realidade emergencial ao focar o problema do alcoolismo e do envelhecimento. Dois fatores visíveis na sociedade moderna e que tem suas amplas e profundas co-relações.


Na parte das resenhas, a décima edição brinda-nos com excelentes resumos de obras importantes, de conteúdos reconhecidamente ricos e sólidos. Entre elas, temos “Fundamentos Antropológicos da Psicoterapia” livro de Viktor E. Frankl, denominado “Fenomenólogo do Amor”, onde nos leva a pensar de maneira profunda nos fenômenos tipicamente humanos, existenciais e espirituais. Ainda, dentro desse prisma de questões existências e espirituais, temos a resenha do livro “Psicologia e Religião Oriental” de Carl Gustav Jung - uma contribuição importante para compreensão da psicologia e do pensamento oriental, constituindo-se de grande utilidade tanto para o Curso de Psicologia, quanto para psicólogos junguianos e interessados no pensamento de Jung sobre a religiosidade presente na alma humana. A resenha do livro “Diferenças entre indivíduos socialmente hábeis e não-hábeis” traz dados esclarecedores e de imenso interesse aos alunos em estágio clínico na abordagem Cognitiva Comportamental por permitir uma compreensão mais abrangente. Por fim, a resenha “Os deficientes e seus pais”, se posta como uma obra de grande relevância por abordar questões pertinentes aos portadores de deficiência e sua família. Focaliza os direitos tanto da família quanto do deficiente e a importância de se proporcionar condições para o desenvolvimento físico e psíquico do portador de deficiência.


Dessa forma, encerra-se a décima edição da Revista Eletrônica Científica de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde FASU/ACEG. Fechamos essa edição com uma convicção e uma expectativa. A convicção de que em mais um semestre, professores e alunos imbuídos do espírito investigativo, pesquisador, ávidos pelo conhecimento, nutriram a revista do curso de Psicologia, demonstrando que a pesquisa é uma ênfase palpável e verídica dentro do nosso projeto pedagógico. A FASU se propõe a formar psicólogos também pesquisadores, pois do contrário, tal profissional ao ser inserido no mercado de trabalho, em prazo de pouco tempo estará ultrapassado num mundo em constantes mudanças. A expectativa é de continuar seguindo o caminho do ensino, da pesquisa e extensão, pois é sem volta nos dias atuais. A Faculdade de Ciências da Saúde de Garça, com a formação generalista e pluralista a que se propõe, esforçar-se-á para sempre oferecer entre outras coisas, a manutenção de sua Revista Eletrônica aos seus alunos, leitores e pesquisadores que procuram meios sérios de comunicação de trabalhos científicos. A Direção, Coordenação, Corpo Docente e Discente sentem-se orgulhosos por mais essa vitória em seu Curso de Psicologia. 
 

Márcio Roberto Agostinho
Coordenador do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça – FASU/ACEGl

 
 

    

Comissão Executiva

 

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE PSICOLOGIA - ISSN 1806-0625

Publicação Científica  da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça 

Ano VI - Número 10 - Maio de 2008

 

MANTENEDORA DA FAEF: ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA/ACEG 

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA ACEG 
Presidente: Wilson Shimizu 
Vice-Presidente: Dayse Maria Alonso Shimizu 
 

DIRETORES E VICE- DIRETORES DAS FACULDADES MANTIDAS PELA ACEG

FAEG - Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais

Jozebio Esteves Gomes

FAHU - Faculdade de Ciências Humanas

Ana Corina Machado Spada

FASU - Faculdade de Ciências da Saúde

Dayse Maria Alonso Shimizu

FAMED - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Paulo César Gonçalves dos Santos e Antonio Luiz Scalzo

FAEF - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal

Jozebio Esteves Gomes

 

CONSELHO EDITORIAL

 

COMISSÃO EXECUTIVA

Editor e Articulista: Profª. MSc. Marcio Roberto Agostinho
Programação Visual e Desenho: Murillo Michel
Apoio: Rogério Grossi de Britto/Luana Maria dos Santos 
Secretaria: José Francisco Machado Cuzato

 

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA 
Rua das Flores, 740 - Cx Postal 161 - CEP 17400-000 - Garça/SP - Fone/Fax: (014) 3407-8000 - e-mail: revistaf@faef.br - www.faef.br

 

                             

 

 

Normas para Publicação

 

A Revista Científica Eletrônica de Psicologia - Publicação Científica da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça, mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça, visa a divulgar trabalhos originais, voltados para as áreas de conhecimento do âmbito da Psicologia e afins, na forma de artigos, ensaios, resenhas, resumos, estudos de caso, relatos de experiência e traduções.


1. Encaminhamento: os trabalhos para apreciação poderão ser enviados pela Internet, no endereço revista@faef.br (atentando para o tamanho do arquivo que não deverá ultrapassar 3 Mb, já inclusos tabelas e gráficos) ou via correio (Rua das Flores n.º 740 - Bairro Labienópolis - CEP: 17400-000 - Garça/SP), em disquete 3 ½ ou CD (devidamente identificados), gravado em editor de texto Word for Windows. Os textos devem apresentar as seguintes especificações: página A4, fonte Arial, corpo 12, entrelinhas 1,5, com 3cm de margem superior, inferior, esquerda e direita.

Os trabalhos devem conter, no máximo, 6 páginas, com exceção de Monografias que não possuem limite de páginas.


2. Informar endereço completo, telefone e e-mail para contato futuro.


3. Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: espanhol, inglês e português.


4. Apresentação dos trabalhos:

 

4.1. Título e Identificação do(s) autor(es)

*  Título completo do artigo em LETRA MAIÚSCULA: em negrito, centralizado e fonte tamanho 12.

*  Nome completo do(s) autor(es) (por extenso e apenas o SOBRENOME EM MAIÚSCULA): centralizado,  fonte tamanho 12.

*  Filiação científica, na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade – SIGLA – CIDADE/ESTADO – PAÍS: centralizado, fonte tamanho 10.

*  E-mail para contato: centralizado, fonte tamanho 10.

 

Entre o título e os dados de identificação do(s) autor(es), deve existir espaço de uma linha, assim como entre os dados de identificação de mais de um autor. Entre o nome do(s) autor(es), a filiação científica e o e-mail para contato o espaçamento entre linhas deve ser simples.

Todos os subtítulos devem estar alinhados à esquerda, em CAIXA ALTA, negrito e fonte tamanho 12.

 

4.2. Resumo e Abstract

*  RESUMO de, no máximo, 100 palavras e de três a cinco palavras-chave (termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho). O título, o resumo e as palavras-chave deverão ser no idioma do texto. O corpo do texto pertencente ao resumo deve estar em espaçamento entre linhas simples e fonte tamanho 10. A seguir, deve constar oABSTRACT e Keywords, nos mesmos moldes do resumo.


4.3. Corpo do texto:

*  Sub-itens destacados em negrito, no mesmo corpo do texto, alinhados à esquerda.
*  Texto contendo, sempre que possível: 1. INTRODUÇÃO (com exposição de objetivos e metodologia); 2. DESENVOLVIMENTO (com subtítulo derivado do título; corpo do texto com as reflexões), 3. CONCLUSÕES ouCONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Todo o corpo do texto deve estar em espaçamento 1,5, contendo sempre o espaço de uma linha entre os subtítulos e o texto.

 * Notas de rodapé devem ser, na medida do possível, incluídas no corpo do texto ou apresentadas no final do texto, após as referências bibliográficas.

*  Tabelas e gráficos deverão ser numerados, seqüencialmente, em algarismos arábicos e encabeçados por seus respectivos títulos.

* Fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e deverão ser inseridas no corpo do texto, numeradas, seqüencialmente, e com legendas.

 

 

 

 

*  Referências no corpo do texto deverão ser feitas pelo sobrenome do autor, entre parênteses e separado por vírgula da data de publicação Ex: (SILVA, 1984). Caso o nome do autor esteja citado no texto, deverá ser acrescentada a data entre parênteses. Por exemplo, "Silva (1984) aponta...". Quando houver transcrição literal, ou for necessário especificar página(s), que deverá(ão) seguir-se à data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p., sem espaçamento (SILVA, 1984, p.128). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras minúsculas em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (SILVA, 1984a; 1984b). Quando a obra tiver até três autores, estes deverão ser separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA, 1987). No caso de três ou mais, indica-se o primeiro, seguido da expressão “et al”. (SILVA et al., 1986).

 

“As citações literais, com mais de três linhas devem seguir este modelo, estando o texto entre linhas simples, com fonte tamanho 12, entre aspas e seguida da referência do autor, com nome, data e página referente” (SILVA, 1987, p.82).

 

 

*  Vale ressaltar que, “as citações literais com no máximo três linhas deverão estar entre aspas e em itálico, também, seguidas de sua referência”.

 

*  Anexos e/ou Apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.


4.4. Referências bibliográficas:

*  As referências bibliográficas deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es), obedecendo às normas da ABNT (NBR 6023, de agosto de 2002). Ex: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A.Metodologia do trabalho científico. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1986.

*  Para referência de segunda mão, um autor citado pelo autor do texto siga o exemplo: (LAKATOS, 1986, apud SEVERINO, 1990).

 

 

5. Os trabalhos de alunos e de orientandos deverão, antes de serem encaminhados, receber a aprovação dos professores em cujas disciplinas, práticas ou estágios eles foram elaborados; ou de seus orientadores de projetos de iniciação científica ou de trabalhos de conclusão de curso.

 

6. Serão publicados os trabalhos aprovados e recomendados por pareceristas das áreas correspondentes, que constituem a Comissão Editorial.


7. É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações eletrônicas; os direitos autorais dos trabalhos aceitos serão cedidos à Revista. Trabalhos publicados em outras publicações eletrônicas apenas poderão ser publicados na Revista Científica Eletrônica de Psicologia da FAEF mediante autorização da(s) Revista(s) na(s) qual(is) o trabalho fora publicado.


8. Os trabalhos que não estiverem de acordo com estas normas serão devolvidos ao(s) autor(es); poderão ser refeitos e apresentados em outra oportunidade, mediante os critérios 5 e 6.


9. Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.


10. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade de seus autores.