Busca no site:
ADMINISTRAÇÃO
ISSN 1676-6822
3º Edição Dezembro de 2002

ISSN 1676-6822

Apresentação

 

Chegamos à terceira edição da Revista Eletrônica de Administração. Entregar a estudiosos, pesquisadores da área e à comunidade acadêmica da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais de Garça/FAEG - mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça - um material, fruto de criteriosa análise do Conselho Editorial, tem sido o grande desafio levado adiante pela Comissão Executiva da Revista e pelos responsáveis pelo curso de Administração de Empresas da FAEG.
 
Para este terceiro número, sempre visando facilitar o acesso à pesquisa e à tecnologia de ponta e lançando a FAEG como uma das Instituições mais destacadas na produção e divulgação do conhecimento, alguns novos itens foram incluídos para atender uma gama maior de possibilidades. Junto ao espaço reservado para os artigos científicos, por exemplo, foi criada a possibilidade de publicação de ensaios, o que prevê uma maior abrangência para os textos que são recebidos e analisados pelo Conselho Editorial. Da mesma forma, abriu-se a possibilidade para que resenhas, resumos, notas técnicas, revisões bibliográficas e textos afins possam ser também aproveitados, visando o acesso à informação e às novas tecnologias. A iniciativa busca atender a uma expectativa cada vez mais crescente do público, que tem acessado os textos dos dois primeiros números da Revista. No âmbito interno, vale destacar, a criação destes novos espaços de divulgação científica, vem atender a um sólido processo iniciado pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais/FAEG, desde a implantação do curso, e que culminou na conquista do conceito "A" pelos alunos no Exame Nacional de Cursos em 2001, o Provão do MEC.
 
Toda uma concepção de pesquisa exigida e concretizada por meio das diferentes modalidades de textos contidos nestes três volumes da Revista Eletrônica de Administração, portanto, colocam a FAEG/ACEG como uma das Instituições mais destacadas do interior do Estado de São Paulo na disseminação de pesquisas. Esta característica marcante da Faculdade acaba apontando para uma outra faceta da tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, base para qualquer Instituição de Ensino Superior. Numa região com carência de tecnologia, as pesquisas e as discussões presentes nos textos divulgados por meio eletrônico acabam tornando-se base para a comunidade, como um serviço de Extensão, uma vez que a Revista acaba servindo como fonte teórica para que se desenvolvam estratégias de atuação em empresas do município de Garça e da região Centro-Oeste Paulista.
 
Vale ressaltar também o apoio incondicional da direção da FAEG, Profa. Dayse Maria Alonso Shimizu, e do Sr. Wilson Shimizu, presidente da ACEG, que fazem deste projeto um investimento na cognição do ser humano, além de toda a Comissão Executiva, coordenadores de curso, professores e colaboradores da Faculdade e de outras instituições do país, que contribuem direta ou indiretamente para a concepção e assiduidade do projeto.
 
Para concluir, conforme nos lembra Leonardo Da Vinci: "Os que se encantam com a prática sem a ciência são como os timoneiros que entram no navio sem timão nem bússola, nunca tendo a certeza do seu destino". Nós temos a certeza que com a Revista Eletrônica de Administração a FAEG está no rumo certo e fazendo a parte que lhe cabe no processo.
 
O Editor
 
O EO 

Comissão Executiva

 

Revista Eletrônica de Administração 
Publicação Científica  da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerencias de Garça 
Ano II - Número 3 - Dezembro de 2002.
 
Editor: Prof. MSc. Aroldo José Abreu Pinto
Editoração Técnica: Prof. Anderson Cêga
Webdesigner: Murillo Michel
Apoio Técnico: Prof. MSc. Maurício Duarte

Conselho Editorial

 

Livre-Docente
Rubens Carneiro Ulbanere UNESP-BAURU
 
Doutores
José Aparecido da Silva - USP/Ribeirão Preto
Giovanni Alves - UNESP/Marília
Oscar Vilhena Vieira - PUC/SP
Geraldo Elvio Balestriero - FAEG/Garça
Antúlio José de Azevedo - FAHU/FAEG
 
Mestres
Dayse Maria Alonso Shimizu - FAEG/Garça
José Celso Rocha - FAEG/FAHU/Garça
Édio Joâo Mariani - FAEG/FAHU/Garça
José Fleury Queiroz - FAIT/Itapeva
 
 

Normas para Publicação

 

A Revista Eletrônica de Administração - Publicação Científica  da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerencias de Garça -, mantida pela Associação Cultural e Educacional de Garça, visa divulgar trabalhos originais, voltados para as áreas de conhecimento do âmbito da Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação, na forma de artigos, ensaios, resenhas, resumos, notas técnicas e traduções.
 
1. Os trabalhos para apreciação poderão ser enviados pela Internet, no endereço revista@faef.br (atentando para o tamanho do arquivo que não deverá ultrapassar 3 Mb, já inclusos tabelas e gráficos) ou via correio (Rua das Flores n.º 740 - Bairro Labienópolis -  CEP: 17400-000 -  Garça/SP) em disquete 3 1/2 (devidamente identificado), gravado em editor de texto Word for Windows. Os textos não devem exceder 20 páginas com as seguintes especificações: página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5, com 3cm de margem superior, inferior, esquerda e direita, não devendo.
 
2. Informar endereço completo e e-mail para contato futuro.
 
3. Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: espanhol, inglês e português.
 
4. Apresentação dos trabalhos:
4.1. Página inicial, contendo:
* Título completo do artigo em LETRA MAIÚSCULA.
* Nome completo do(s) autor(es) (por extenso e apenas o SOBRENOME EM MAIÚSCULA).
* Filiação científica na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade - sigla, cidade, estado e país.
4.2. Segunda página, contendo:
* Resumo de, no máximo, 100 palavras e cinco palavras-chave (termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho). O título, o resumo e as palavras-chave deverão ser no idioma do texto.
* Abstract e Key Words.
4.3. Corpo do texto:
* Sub-itens destacados em negrito, no mesmo corpo do texto, alinhados à esquerda.
* Texto contendo, sempre que possível, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO (corpo do texto com as reflexões), CONCLUSÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
* Notas de rodapé devem ser, na medida do possível, incluídas no corpo do texto ou apresentadas no final do texto após as referências biliográficas.
* tabelas e gráficos deverão ser numerados consecutivamente em algarismos arábicos e encabeçados por seus respectivos títulos.
* fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e devem ser inseridas no corpo do texto.
* Citações no corpo do texto deverão ser feitas pelo sobrenome do autor, entre parênteses e separado por vírgula da data de publicação Ex: (Silva, 1984). Caso o nome do autor esteja citado no texto, deverá ser acrescentada a data entre parênteses. Por exemplo, "Silva (1984) aponta ...". Quando for necessário, especificar página(s), que deverá (ão) seguir-se à data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p., sem espaçamento (Silva, 1984, p.128). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (Silva, 1984a; 1984b). Quando a obra tiver dois autores, ambos deverão ser indicados, ligados por & (Silva & Souza, 1987). No caso de três ou mais, indica-se o primeiro, seguido da expressão et al. (Silva et al., 1986).
* Anexos e/ou Apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.
4.4. Referências bibliográficas:
4.4.1. As referências bibliográficas deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es), obedecendo às normas da ABNT (NBR 6023, de agosto de 2002). Ex: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1986.
 
5. Serão publicados os trabalhos aprovados e recomendados por pareceristas das áreas correspondentes.
 
6. É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações eletrônicas. Os direitos autorais dos trabalhos aceitos serão cedidos à Revista.
 
7. Os trabalhos que não estiverem de acordo com estas normas serão devolvidos ao(s) autor(es).
 
8. Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pela Conselho Editorial da Revista.
 
9. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.