Busca no site:
PSICOLOGIA
ISSN 1806-0625
32º Edição Maio 2019

ISSN 1806-0625

Apresentação

 
Enquanto ciência, a psicologia é um campo de inúmeras possibilidades de estudo, não podendo ser delimitada por um único objeto de estudo. É possível o estudo das funções mentais e psíquicas, práticas culturais, comportamentos, questões emocionais, doenças psíquicas, o leque é imenso! Tais estudos possibilitam um entendimento macro do ser humano, abarcando todas as suas nuances, o que nos aproxima de uma compreensão mais geral das demandas emocionais. Desta maneira, o profissional da psicologia deve estar sempre em atualização;
estudando e atento às mudanças sociais, produzindo conhecimento científico que permita que a sua prática (clínica ou social) seja sempre eficaz. Assim, apresentamos esta 32ª edição da Revista Científica Eletrônica de Psicologia da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral (FAEF) que traz como tema central Reflexões Psicológicas. Nesta edição, temos artigos que tratam de diversos assuntos, relacionados desde à inclusão, um tema tão pertinente no âmbito da intersecção da psicologia com a pedagogia, quanto às práticas sexuais enquanto tabu dentro da sociedade do século 21. Ainda temos temas polêmicos e atuais quanto às diferenças entre o feminicídio e o homicídio passional e relacionamentos conjugais abusivos. Essa nova edição é resultado das pesquisas realizadas dentro da instituição, cumprindo com a nossa função social de produção de conhecimento científico.

 

 

 

 

Boa leitura!

 

Atenciosamente, Corpo Editorial

 

Ficha Técnica

Revista Científica Eletrônica de Psicologia RCE. PSI
ISSN: 1806 0625
CURSO DE PSICOL OGIA
 
Sociedade Cultural e Educacional de Garça
 
Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral FAEF
 
 
Administração Superior
 
Presidente: Wilson Shimizu
 
Vice presidente: Dra. Dayse Maria Alonso Shimizu
 
Direção da FAEF Dra. Vanessa Zappa
 
Vice direção Msc. Augusto Gabriel Claro de Melo
 
EDITOR CHEFE Rui Mesquita Neto
 
Coordenador do Curso de Psicologia da FAEF
 
CONSELHO EDITORIAL
 
Dr. Wellington Silva Fernandes
Dra. Chayrra Chehade Gomes
Dra. Juliana Baracat
Ma. Débora Elisa Parente Freitas
Me. José W ellington dos Santos
Me. Juliana Alvares
Me. Thais Yazawa
 
REVISÃO DE TEXTO
Jéssica Alves Alvarenga
 
REVISÃO GERAL
Suelen Nogueira Martins Alves
 
PROJETO GRÁFICO
Euceny Caroline Pedroso Saccá

Normas de Publicação

Normas de Submissão

 

A Revista Científica Eletrônica de Psicologia - Publicação Científica da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral de Garça, mantida pela Sociedade Cultural e Educacional de Garça, visa divulgar trabalhos originais, voltados para as áreas de conhecimento do âmbito da Psicologia e afins, na forma de artigos, ensaios, resenhas, resumos, estudos de caso, relatos de experiência e traduções.


1. Encaminhamento: os trabalhos para apreciação poderão ser enviados pela Internet, no endereço psicologia@faef.br (atentando para o tamanho do arquivo que não deverá ultrapassar 3 Mb, já inclusos tabelas e gráficos) ou via correio (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 420, Estrada de Acesso a Garça, Km 1, Campus Rosa Dourada, CEP 17400-000 - Garça/SP), em disquete 3 ½ ou CD (devidamente identificados), gravado em editor de texto Word for Windows. Os textos devem apresentar as seguintes especificações: página A4, fonte Arial, corpo 12, entrelinhas 1,5, com 3cm de margem superior, inferior, esquerda e direita.

Os trabalhos devem conter, no máximo, 25 páginas, com exceção de Monografias que não possuem limite de páginas.


2. Informar endereço completo, telefone e e-mail para contato futuro.


3. Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: espanhol, inglês e português.


4. Apresentação dos trabalhos:

 

4.1. Título e Identificação do(s) autor(es)

*  Título completo do artigo em LETRA MAIÚSCULA: em negrito, centralizado e fonte tamanho 12.

*  Nome completo do(s) autor(es) (por extenso e apenas o SOBRENOME EM MAIÚSCULA): centralizado,  fonte tamanho 12.

*  Filiação científica, na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade – SIGLA – CIDADE/ESTADO – PAÍS: centralizado, fonte tamanho 10.

*  E-mail para contato: centralizado, fonte tamanho 10.

 

Entre o título e os dados de identificação do(s) autor(es), deve existir espaço de uma linha, assim como entre os dados de identificação de mais de um autor. Entre o nome do(s) autor(es), a filiação científica e o e-mail para contato o espaçamento entre linhas deve ser simples.

Todos os subtítulos devem estar alinhados à esquerda, em CAIXA ALTA, negrito e fonte tamanho 12.

 

4.2. Resumo e Abstract

*  RESUMO de, no máximo, 100 palavras e de três a cinco palavras-chave (termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho). O título, o resumo e as palavras-chave deverão ser no idioma do texto. O corpo do texto pertencente ao resumo deve estar em espaçamento entre linhas simples e fonte tamanho 10. A seguir, deve constar o ABSTRACT e Keywords, nos mesmos moldes do resumo.


4.3. Corpo do texto:

*  Subitens destacados em negrito, no mesmo corpo do texto, alinhados à esquerda.
*  Texto contendo, sempre que possível: 1. INTRODUÇÃO (com exposição de objetivos e metodologia); 2. DESENVOLVIMENTO (com subtítulo derivado do título; corpo do texto com as reflexões), 3. CONCLUSÕES ouCONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Todo o corpo do texto deve estar em espaçamento 1,5, contendo sempre o espaço de uma linha entre os subtítulos e o texto.

 * Notas de rodapé devem ser, na medida do possível, incluídas no corpo do texto ou apresentadas no final do texto, após as referências bibliográficas.

*  Tabelas e gráficos deverão ser numerados, sequencialmente, em algarismos arábicos e encabeçados por seus respectivos títulos.

* Fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e deverão ser inseridas no corpo do texto, numeradas, sequencialmente, e com legendas.

  

 

*  Referências no corpo do texto deverão ser feitas pelo sobrenome do autor, entre parênteses e separado por vírgula da data de publicação Ex: (SILVA, 1984). Caso o nome do autor esteja citado no texto, deverá ser acrescentada a data entre parênteses. Por exemplo, "Silva (1984) afirma...". Quando houver transcrição literal, ou for necessário especificar página(s), que deverá(ão) seguir-se à data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p., sem espaçamento (SILVA, 1984, p.128). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras minúsculas em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (SILVA, 1984a; 1984b). Quando a obra tiver até três autores, estes deverão ser separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA, 1987). No caso de três ou mais, indica-se o primeiro, seguido da expressão “et al”. (SILVA et al., 1986).

 

“As citações literais, com mais de três linhas devem seguir este modelo, estando o texto entre linhas simples, com fonte tamanho 12, entre aspas e seguida da referência do autor, com nome, data e página referente” (SILVA, 1987, p.82).

  

*  Vale ressaltar que, “as citações literais com no máximo três linhas deverão estar entre aspas e em itálico, também, seguidas de sua referência”.

 

*  Anexos e/ou Apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.


4.4. Referências bibliográficas:

*  As referências bibliográficas deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es), obedecendo às normas da ABNT (NBR 6023, de agosto de 2002). Ex: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1986.

*  Para referência de segunda mão, um autor citado pelo autor do texto siga o exemplo: (LAKATOS, 1986, apud SEVERINO, 1990).

 

5. Os trabalhos de alunos e de orientandos deverão, antes de serem encaminhados, receber a aprovação dos professores em cujas disciplinas, práticas ou estágios eles foram elaborados; ou de seus orientadores de projetos de iniciação científica ou de trabalhos de conclusão de curso.

 

6. Serão publicados os trabalhos aprovados e recomendados por pareceristas das áreas correspondentes, que constituem a Comissão Editorial.


7. É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações eletrônicas; os direitos autorais dos trabalhos aceitos serão cedidos à Revista. Trabalhos publicados em outras publicações eletrônicas apenas poderão ser publicados na Revista Científica Eletrônica de Psicologia da FAEF mediante autorização da(s) Revista(s) na(s) qual(is) o trabalho fora publicado.


8. Os trabalhos que não estiverem de acordo com estas normas serão devolvidos ao(s) autor(es); poderão ser refeitos e apresentados em outra oportunidade, mediante os critérios 5 e 6.


9. Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.


10. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade de seus autores.